Um show de astros na constelação Virgem

Constelação Virgem, a segunda maior constelação do céu. Essa constelação chama atenção pela sua bela estrela azul-branco, alpha Virginis, mais conhecida como Spica (Espiga). Spica, faz parte de um sistema binário, sendo a estrela mais brilhante da constelação, com magnitude 1. Esse sistema formado por duas estrelas, rotacionam entre si, mas a velocidade e o espaço entre elas é tão pequenos que a olho nu, parece somente uma. Na bandeira do Brasil, Spica representa o estado do Pará. Também chama atenção nessa constelação é o Aglomerado de Galáxias, conhecido como Aglomerado de Virgem, entre as estrelas épsilon e ni. O aglomerado é formado por aproximadamente 1300 galáxias.




No mês de julho o espetáculo continua. Na noite do dia 5 de julho teremos conjunções entre a Lua, Marte, o Planeta anão Ceres e o Asteroide Vesta. Ainda neste dia Ceres e Vesta, acontecerá a separação mínima entre esses dois astros, ou seja, estarão separados aproximadamente em 10 minutos de arco.

Outro fato curioso, o asteroide Vesta ultrapassará Ceres em relação as estrelas de fundo. Vesta está mais próximo da Terra, aproximadamente 265 milhões de km, enquanto Ceres estará a 350 milhões de km. Sendo este, um dos motivos de Vesta ser mais brilhante que Ceres. Na imagem abaixo, temos o mapa com a trajetória dos dois astros.

Fonte. www.costeira1.rg10.net - Boletim Observe! - Julho de 2014.
Como podemos observar no mapa, Ceres e Vesta darão um show até o final do mês acompanhado de Marte, a Lua e as demais estrelas e galáxias da constelação Virgem.

Referências

Boletim Observe! Julho de 2014. Disponível em www.costeira1.rg10.net
Programa Occult 4
British Astronomical Association. Disponível em http://britastro.org/computing/charts_asteroid.html.

Comentários

Postagens mais visitadas