Alunos de escolas públicas do Oeste terão acesso ao planetário móvel da Udesc

A partir de maio, alunos de escolas municipais e estaduais de 23 cidades terão sessões no planetário digital móvel que está sendo adquirido pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A compra do equipamento se tornou possível com a aprovação do projeto "Popularização Científica e Tecnológica no Oeste Catarinense" pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O valor de R$ 87.800,00 já foi liberado e será utilizado também para o treinamento da equipe que realizará as sessões.

As projeções do planetário serão feitas em estabelecimentos escolares dos municípios que integram as secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Chapecó e Maravilha.

Estrutura

O planetário digital móvel é uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro. Por meio de sua estrutura interna, que pode acomodar até 40 pessoas, será possível projetar o céu estrelado de qualquer parte da Terra e em qualquer época do ano, "sem poluição e iluminação", diz o coordenador do projeto, o professor da Udesc Oeste Daniel Iunes Raimann.

Durante as sessões, que durarão em média 25 minutos, os alunos poderão visualizar o céu, as estrelas, planetas, Sol, Lua, constelações e galáxias.

Por ser um equipamento digital, permite também a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento. "Temas que despertam a curiosidade poderão ser apresentados, como Astronomia, tecnologia espacial, Ecologia, origem da vida e Climatologia", informa o professor.

Projeto de extensão

A aquisição do planetário digital móvel integra as ações do projeto de extensão Espaço Astronomia, mantido pela Udesc em Pinhalzinho, e do programa voltado à melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem de Ciências Exatas na Região Oeste.

De acordo com o professor Daniel Raimann, as atividades visam despertar o interesse pelo estudo das Ciências em geral, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e promover espaços de discussão entre professores do ensino fundamental, médio e superior "na busca de alternativas para a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem".

O projeto, com duração de 24 meses, será executado por Raimann e pelos docentes Paulo Ricardo Ficagna, Evandro Luis da Cunha, Mayra Teruya Eichemberg e Renata Mendonça Rodrigues, da Udesc Oeste; pela técnica Simone Marcon, da Prefeitura de Chapecó, por alunos; e por membros da Associação Apontador de Estrelas, criada em 2013 para divulgar a Astronomia e ciências correlatas.

Fonte: Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina. Acesso em 07 de março de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas