O PRIMEIRO ASTEROIDE CATALOGADO EM 2014

NOTÍCIA: Pequeno asteroide entrou nossa atmosfera há poucas horas de ser detectado.

Os astrônomos divulgam que um asteroide muito pequeno provavelmente tenha se desintegrado sem causar danos na nossas atmosfera há algumas horas, após ser descoberto pelos astrônomos na véspera ou no dia de ano novo (data exata depende do seu fuso horário).

Eles rotularam o objeto como 2014 AA, porque é o primeiro asteroide a ser descoberto este ano. O Minor Planet Center anunciou que o asteroide – que foi acreditado ter cerca de 1 a 5 metros de diâmetro – atingiu a atmosfera da Terra em torno das 05:00 UTC (Hora Universal) de hoje, 2 de janeiro de 2014. E por volta da meia-noite ao leste dos Estados Unidos, é imaginado que o asteroide tenha se desintegrado sobre o Oceano Atlântico, e se desfez totalmente provavelmente na costa da África Ocidental.

O mapa dos pontos do possível impacto de 2014 AA, produzido pelo astrônomo Bill Gray, indica que o asteroide poderia ter impactado na atmosfera terrestre em qualquer lugar ao longo desta linha (imagem). O local de uma provável queda é que tenha sido na Costa Oeste da África, no Oceano Atlântico.




Esta é apenas a segunda vez, já que os astrônomos foram capazes de detectar, um asteroide antes de que atingisse a atmosfera da terrestre. A primeira vez foi em 2008, quando o objeto conhecido como 2008 TC3 se desintegrou sobre o Sudão, na África. Como o 2014 AA, esse objeto também foi descoberto apenas um dia antes que entrasse na nossa atmosfera.

Astrônomos em pesquisa no Mount Lemmon usando um telescópio de 60 polegadas (150 cm) no Arizona, detectaram o objeto denominado 2014 AA em 1º de janeiro de 2014, às 06:20 UTC (horal local do observatório 1:20 am EST). Um cálculo da órbita do asteroide mostrou que o mesmo chegaria perto e atingiria a Terra.

Como citado, o corpo celeste não causou dano algum, mas o evento ressalta a necessidade de cuidado com asteroides que se aproximam da Terra.

FONTE:

Comentários

Postagens mais visitadas