CHUVA DE METEOROS LIRÍDEOS - (Mês Global da Astronomia 2013)

            Você já viu um meteoro (“estrela cadente”) riscando o céu da sua cidade? E que você acha de observar uma chuva deles. A madrugada do dia 22 de abril será dedicada à observação da chuva de meteoros Lirídeos na constelação de Lira. A máxima atividade da chuva está prevista para 01:00 com uma Taxa Horaria de 18 e 20 meteoros (segundo dados da International Meteor Organization – IMO), ou seja, este valor indica o número de meteoros que um observador poderia observar durante uma hora (60 min), isso se o radiante da chuva estiver situado no zênite, onde a absorção atmosférica é mínima.
            Mas como localizar o radiante da chuva de meteoros? Estando em um local escuro, posicione-se observando aproximadamente 23º do sentido Norte-Leste (quase ao nordeste), o ocaso da Lua (3h10min). Nesta direção você ira observar uma estrela brilhante de magnitude aparente 0.03, está é a estrela Vega, a estrela mais brilhante da constelação Lira. A imagem abaixo auxiliará na localização.
 


 
Fonte da imagem: Informativo Observacional do NEOA-JBS, 08/2013. Acesso em 19/04/2013.

 
Mais informações sobre observação acessar e http://www.imo.net/files/data/calendar/cal2013.pdf.
 
Nesta noite não teremos um local definido para a observação, pedimos para que as pessoas procurem lugares escuros, afastados das luzes da cidade.
 Ótima observação a todos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas