OBSERVAÇÕES RECENTES DO COMETA LEMMON

Na noite dia 31 de janeiro sai em busca de um local adequado para observar o Cometa C/2012 F6 Lemmon. Para isso, segui em direção ao interior de Chapecó, na Linha Monte Alegre, a 3 km das luzes poluentes da cidade, no sitio da família Vivian. O professor Daniel Raimann esteve junto acompanhando a observação.

Inicialmente observamos o cometa utilizando um telescópio dobsoniano refletor de 153 mm de abertura e 1200 mm de distância focal da marca Skywatcher. O cometa foi facilmente observado próximo a estrela delta-octantis da constelação Oitante.

Após a sua localização utilizamos um telescópio Schmidt-Cassegrain de 200 mm de abertura e 2032 de distância focal com montagem azimutal GoTo da marca Celestron. Em cima do telescópio foi colocado uma base para que fosse acoplada a câmera em Piggy Back. O telescópio fez o trabalho de guia para a câmera, para que a imagem não ficasse tracejada. Na montagem Piggy Back foi utilizada uma Câmera Canon Rebel T2i de 18 mp e uma lente de 75-300mm.

As imagens abaixo tiveram 58 segundos de exposição, ISO 1600, F/5.6 e disparada via controle remoto para minimizar a trepidação. 





O ponto verde na imagem é o Cometa C/2012 F6 Lemmon. Hoje o cometa encontra-se aproximadamente entre as magnitudes 6,0 e 5,8 conforme registros na secção de Cometas do REA-Brasil. Os parâmetros fotométricos apontam para magnitude 4.

Para quem deseja observar o cometa, segue a mapa:
Fonte: Boletim Observe! Ediçãode fevereiro de 2013.

Para informações confiáveis sobre as observações e acompanhamento do cometa, acesse o link a seguir: http://www.rea-brasil.org/cometas/12f6.htm


Fonte: Boletim Observe. Cometa C/2012 F6 Lemmon. Disponível em http://costeira1.astrodatabase.net/neoa/observe.pdf. Acesso em 06 de jan. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas