MENSAGEM AOS AMIGOS

Não sou de ficar refletindo e achando coisas sobre a vida. Mas esse ano minha vida passou por coisas novas e que marcaram um novo momento de descobertas, estudos e felicidade.

Em janeiro conheci um amigo muito especial, Alexandre Amorim (NEOA-JBS/COSTEIRA 1). Me ensino muitas coisas sobre a astronomia. O cara que me deu um impulso para iniciar os meus estudos em astronomia. Me ajudou para obter imagens do cometa Lovejoy, estudo de estrelas variáveis, com sua ajuda conseguimos fotografar a três estrelas novas, uma em Carina, uma em Centauro e outra em Sagitário.




Além disso, me ensinou a observar chuvas de meteoros, manchas solares, ocultações e tantas outras dicas. Tudo isso conversando somente por e-mail. Por isso eu digo, os astrônomos amadores é o grupo mais unido que conheço, pois todos estão dispostos a ajudar. O senhor Alexandre é o cara. Muito obrigado por tudo.

Nesse ano minha filha nasceu. Ela é tudo que eu pedi. Completou meu sonho de ter uma menina e chama-la de Luna Bianca de Bastiani. Minha vida, meu orgulho. Com 10 meses saímos para fora de casa e o primeiro objeto que ela apontou foi Júpiter! Minha reação? Não preciso explicar. Mostrei pra ela a Lua, hoje ela olha para o céu a noite e quando enxerga a Lua ela aponta e fala Lua.

Em julho conheci muitas pessoas que respiram a mesma emoção de estudar astronomia, foi o Simpósio Catarinense de Astronomia - SCA 2012 em Florianópolis, entre eles estão Avelino Alves, o pessoal do GEA/UFSC, senhores Alfredo Martins, Edna da Silva, Adolfo Stotz e Tânia Maris. O pessoal do IFSC de Araranguá, Antonio Kanaan, senhor Silvino do observatório de Brusque, Rodrigo Sato e os demais presente que não lembro o nome.

O Mês Global da Astronomia foi um sucesso em Chapecó, neste ano ganhou forças e aproximadamente 1.400 pessoas tiveram a oportunidade de partilhar o céu. Nesse link encontra-se o relatório do Mês Global da Astronomia - 2012.

Outra pessoa muito importante e que me auxiliou nos estudos e observação foi o senhor Breno Giacchini (REA-Brasil/IOTA). Uma pessoa muito prestativa e simpática. Obrigado por toda ajuda.

Foram tantas coisas que não consigo lembrar de tudo.

No ano de 2013 as amizades continuam e estudos também. Cada vez mais quero contribuir para a astronomia e sempre que possível buscando auxiliar pessoas a observarem o céu.

Com ajuda de você tenho condições de aprofundar meus conhecimentos em Ocultações, Manchas Solares, Astrofotografia, Chuva de meteoros, Estrelas Variáveis e outros estudos que meu conhecimento permitir.

Em 2013 teremos novamente o Simpósio Catarinense de Astronomia, dessa vez em Videira, o Mês Global da Astronomia 2013 e a 27a Assembleia da IAU em Florianópolis.

Que o ano de 2013 seja repleto de felicidades. Muito obrigado por tudo. Vocês foram peças fundamentais.

Atenciosamente,


Diego de Bastiani


Comentários

Postagens mais visitadas