RELATÓRIO GERAL DO MÊS GLOBAL DA ASTRONOMIA EM CHAPECÓ

Mais uma vez o Mês Global da Astronomia deixou seu traço histórico na astronomia. No ano de 2012 pessoas do mundo inteiro se reuniram para contemplar a beleza do céu, e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os astros, movimentado astrônomos amadores, grupos de astronomias e entusiastas. O Mês Global da Astronomia tem como objetivo levar a astronomia cada vez mais próxima das pessoas, proporcionando a disseminação dessa ciência que encanta pessoas do mundo todo. O Mês Global da Astronomia é organizado pelo grupo Astrônomos sem fronteiras, este projeto é a continuação das 100 horas de Astronomia que aconteceu no ano de 2009, Ano Internacional da Astronomia. Dessa forma, propuseram que todo mês de abril, será celebrado este evento global.

Neste ano, 2012, a terceira edição do Mês Global da Astronomia, trouxe uma gama de eventos que pudessem proporcionar ao público momentos para contemplar o céu noturno, como por exemplo, a observação da Lua, o Planeta Saturno e até durante o dia com a observação do Sol, outra novidade e muito interessante foi as observações remotas a partir do Observatório Italiano Bellatrix, um telescópio ligado através da internet, aonde milhares de pessoas do mundo inteiro observaram os mesmos objetos simultaneamente!

Para a realização deste evento propuseram um cronograma que contemplasse a observação de diversos astros do céu noturno. Este cronograma deu norte para os grupos e clubes de astronomia organizar as noites de observação de forma similar em todo o planeta. O cronograma com as datas e objetos a serem observados encontram-se neste link: http://astronomerswithoutborders.org/gam2012-programs/program-schedule.html
 
Em Chapecó, a terceira edição do Mês Global da Astronomia esteve repleta de noites de observação, as atividades iniciaram no dia 01 de abril, mas a observação não foi durante a noite! Este dia foi dedicado para a observação da nossa estrela, o Sol. O evento aconteceu no calçadão de Chapecó, entre a Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos com início às 9 horas da manhã e término às 11 horas. Pouco tímidos, o número de pessoas que compareceram nesse dia foi de aproximadamente 16 pessoas, um número muito pequeno se compararmos a população de Chapecó. Nesta oportunidade, as pessoas que se fizeram presente puderam observar as manchas solares e receberam informações sobre sua formação, estudos e o que uma mancha solar representa para os seres humanos.
 


Ainda no primeiro dia de abril aconteceu a observação dos belos aglomerados, nebulosas e galáxias do catálogo Messier via internet, a maratona Messier. A observação remota aconteceu através da página do Telescópio Virtual do Observatório Astronômico Bellatrix na Itália (http://virtualtelescope.bellatrixobservatory.org/english.html). Observando o relatório de acesso do blog www.astronomiachapeco.blogspot.com, onde o link de acesso esteve disponível para a população de Chapecó e Região, 18 pessoas acessaram a página da notícia para poder ter acesso ao link do Observatório Virtual.
 
Nos dias 03 e 04 o curso de Física da UNOCHAPECÓ, do qual faz parte o Grupo de Astronomia, organizou o evento do Mês Global da Astronomia para que professores, acadêmicos e funcionários também tivessem a oportunidade de observar e conhecer um pouco mais sobre a astronomia, este cronograma diferenciado foi pensando em atender a comunidade acadêmica que vem de outros municípios e aqueles que vivem em Chapecó e não teriam como participar das observações por motivos maiores e até mesmo os moradores próximos da Universidade. Foi pensando no objetivo do Mês Global da Astronomia que reorganizamos este cronograma, fugindo um pouco daquilo que estava organizado pelos Astrônomos Sem Fronteiras. Desta forma, no dia 03 de abril a comunidade acadêmica teve a oportunidade de observar a Lua. Participaram desde momento aproximadamente 110 pessoas.
 

No dia 04 abril participaram aproximadamente 120 pessoas, onde observaram o planeta Saturno, Marte, Aglomerados de Estrelas e a Lua.


No dia 05 de abril estava programada a observação da nossa companheira de viagem no espaço, a Lua. O local de observação seria o calçadão no centro da cidade com início às 19 horas. Devidos as condições climáticas desfavoráveis não foi possível realizar a observação.

O dia 15 de abril foi marcado pela observação do senhor dos anéis, o planeta Saturno. É impressionante a admiração das pessoas ao observar esse planeta. A resposta que as pessoas fazem é sempre igual, “os anéis de Saturno existem”! É nesse momento que vejo o quanto é importante à astronomia e é claro, a melhor oportunidade para instigar o público. Nessa noite foram poucos os que participaram, aproximadamente 14 pessoas, mas após a observação foi um bombardeio de perguntas. Todos buscando sanar suas dúvidas referentes ao planeta Saturno. A observação aconteceu no calçadão, centro da cidade com início às 19h30min.

Para aqueles que não tiveram como comparecer ao evento puderam acompanhar a beleza de saturno através da internet, a observação remota pode ser acompanhada pela página do Telescópio Virtual do Observatório Astronômico Bellatrix. Na página de divulgação (http://astronomiachapeco.blogspot.com.br/2012/04/o-senhor-dos-aneis-saturno.html) foi disponibilizado um link para acesso ao Observatório Bellatrix, neste dia o link obteve 45 acessos.
 
No cronograma para o Mês Global da Astronomia foi divulgado sobre a observação da Chuva de Meteoros Lirídea na constelação de Lira. Para este dia não foi indicado um local específico para que as pessoas pudesse ir observar ou que tivessem alguém do Grupo de Estudos em Astronomia da Unochapecó. Através do blog www.astronomiachapeco.blogspot.com foi disponibilizado um texto explicativo para que as pessoas procurassem lugares escuros, afastados das luzes da cidade e indicando a direção do radiante da chuva. No link de acesso para a divulgação da chuva de meteoros tivemos 1011 acessos (http://astronomiachapeco.blogspot.com.br/2012/04/chuva-de-meteoros-lirideos.html)!
 
 


Esse é um número muito interessante, pois muitas pessoas, e não somente da região ou de Chapecó, buscaram informações a respeito da Chuva de Meteoros Lirídeas. O evento pode ser acompanhado em sua maior da taxa horária na madrugada do dia 22 de abril.

Como na semana de observação da lua (05 de abril, segundo o cronograma para Chapecó) não foi possível observar devido a instabilidade climática, mais uma vez o Observatório Bellatrix disponibilização um link de acesso para observação remota da Lua (http://virtualtelescope.bellatrixobservatory.org/wotm2012.html). O evento aconteceu no dia 27 de abril às 16 horas a página onde esta disponível o link de acesso obteve 30 acessos. Neste dia também estava programada a observação da Lua na Praça Central Coronel Ernesto Bertaso de Chapecó às 19 horas e 30 minutos, mas mais uma vez as condições climáticas não contribuíram para a realização dessa observação. Da mesma forma aconteceu com a observação de céu profundo, “Global Star Party” marcada no dia 28 de abril no pátio da RBS TV em Chapecó. Esta noite seria dedicada à observação de Aglomerados de estrelas, nebulosas, entre outros, mas também não foi possível devido às instabilidade climáticas.

O blog Astronomia Chapecó ainda disponibilizou o link para o Concerto Cósmico (http://astronomiachapeco.blogspot.com.br/2012/04/concerto-cosmico.html) apresentado pelo pianista e compósitos Giovanni Renzo. O evento aconteceu no dia 29 de abril, onde obteve-se 14 acessos. E para fechar o cronograma do Mês Global da Astronomia aqui em Chapecó foi disponibilizado o link do Telescópio Virtual do Observatório Astronômico de Bellatrix, onde apresentou pela primeira vez o evento “Escreva seu nome no céu”. No dia 30 de abril a partir das 17 horas, o observatório colocou vários telescópios apontando para diversas regiões do céu noturno da Europa a procura de Asteroides, cometas e outros objetos, caso nessa observação remota o observador conseguisse encontrar um desses objetos entre as estrelas e se manifestar na página do observatório, esse objeto seria catalogado com seu nome. O link de acesso (http://astronomiachapeco.blogspot.com.br/2012/04/escreva-seu-nome-no-ceu.html) onde teve 28 acessos.

Todas as noites de observação do Mês Global da Astronomia foram acompanhadas por acadêmicos e professores do Curso de Física e Grupo de Estudo em Astronomia da Unochapecó, onde estavam à disposição para explicações e informações sobre o evento e os astros observados.

E assim finalizou-se o Mês Global da Astronomia em Chapecó. Entre os acessos aos links para observações remotas e as noites de observações oportunizadas ao publico o Grupo de Estudos em Astronomia através do GAM 2012 proporcionou a aproximadamente 1400 pessoas a oportunidade de prestigiar as belezas do céu noturno e conhecer um pouco mais sobre a Astronomia.

Abaixo cronograma resumido com as datas, locais e objetos a serem observados:

Data e hora
Observação
Local
01/04 – 9 horas
Observação do Sol
Calçadão
01/04 – 15 horas
Observação remota dos objetos do Catálogo Messier
Internet
03/04 – 19h30min
Observação da Lua
Unochapecó
04/04 – 19h30min
Outros objetos
Unochapecó
05/04 – 19 horas
Observação da Lua
Calçadão
15/04 – 19h30min
Observação de saturno
Calçadão
15/04 – 19h30min
Observação de saturno
Internet
22/04 – 0 hora
Observação da chuva de meteoros em Lira
Local escuro
27/04 – 16 horas
Observação remota da Lua
Internet
27/04 – 19h30min
Observação da Lua
Praça
28/04 – 19h30min
Observação de céu profundo
RBS TV
29/04 – 17 horas
Concerto Cósmico
Internet
30/04 – 17 horas
Escreva seu nome no Céu
Internet


Este foi um breve relatório sobre as noites de observação. Os números apresentados foram coletados a partir de listas de presença e número de acessos aos links de observação, mas mais interessante que o número de participações no evento é poder observar a satisfação do público com esses momentos de observação. Para o ano de 2013 teremos mais, buscando cada vez mais proporcionar ao público essa aproximação com a astronomia, ela é nosso laboratório de estudos e cheio de belezas e mistérios esperando para serem desvendados.


Diego de Bastiani

Comentários

Postagens mais visitadas