NOITE DE OBSERVAÇÃO NO COLÉGIO LOGOSÓFICO - CHAPECÓ

Fazer observação dos astro com as criança é sempre um novo desafio, pois sempre somos questionados com perguntas instigantes e que muitas vez nos surpreende!

Levar o telescópio para a escola é sempre uma satisfação, principalmente para as crianças que estão na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Elas tem cede de descobertas e querem saber tudo sobre os objetos observados pela ocular do telescópio. Mais satisfatório ainda é ser bem acolhido, ser respeitado, receber carinho e atenção.

No dia 24 de agosto às 23 horas, o Colégio Logosófico de Chapecó recebeu o telescópio do Grupo de Estudo em Astronomia da UNOCHAPECÓ para mais uma noite de observação. Foi da maneira descrita acima que me senti entre as crianças do Colégio Logosófico.

Alunos do 5º ano, professores e funcionários da escola tiveram a oportunidade de observar a Lua em sua fase crescente. As condição climática impossibilitaram parcialmente a observação de outros astros devido a algumas nuvens a pertubação da atmosfera.



Puderam ainda conhecer alguns constelações visíveis como por exemplo, a constelação do escorpião e sagitário. E tiveram a oportunidade de observar um belo aglomerado aberto de estrelas, a M6, mais conhecida como aglomerado da borboleta.

A observação desse aglomerado foi muito interessante, pois no ponto onde se encontrava o aglomerado estava ofuscado devido as luzes da cidade, desta forma não era possível de observar muitas estrelas na região do aglomerado. Ao observarem pela ocular as crianças ficaram impressionadas pela quantidade de estrelas nesse local.

Ao fim da observação (quase 01 hora da madrugada do dia 25/08) escutei as crianças relatarem sobre a observação do céu. Fiquei muito feliz pelas respostas dadas as professoras.

Quero agradecer a cada um dos alunos e professores que estiveram presentes, por estarem juntos compartilhando o conhecimento do céu. Muito obrigado a todos.

Atenciosamente,


Diego de Bastiani

Comentários

Postagens mais visitadas