O SENHOR DOS ANÉIS: SATURNO

Como é incrível o que as belezas do céu noturno encantam as pessoas. Nas ultimas noites de observação passaram diversas pessoas pelas oculares do telescópio, mas não somente em Chapecó, em diversos pontos do nosso planeta. Para mim o Mês Global da Astronomia tem grande valor. Um evento global pensado para aproximar pessoas, para encantarem seus olhos e proporcionar o conhecimento. Por isso o mês de abril é marcado para celebrarmos este evento, e para isso as noites de observação continuam. 

Dia 15 de abril será marcada pela observação do senhor dos anéis, o planeta Saturno, o observação será no calçadão, ao lado do estacionamento da loja Havan, com início as 19h30min.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar. É o segundo maior planeta após Júpiter, sendo um dos planetas gigantes do Sistema Solar, porém o de menor densidade, (densidade específica de 0.69 g/cm³), se colocarmos Saturno em oceano gigante ele flutuaria. Ele tem um número elevado de satélites, 60 descobertos até então, dos quais 35 possuem nomes, as principais luas de Saturno são: Titã, Reia, Jápeto, Dione, Tétis e Encélado.

Seu nome provém do deus romano Saturno, ele é composto de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases.


 A belaza de Saturno é encantador pelos seus anéis que giram ao seu redor devido a gravidade. Os anéis são compostos por dezenas de outros anéis individuais separados por intervalos, estando o mais exterior destes situado a 138 000 km do centro do planeta geralmente compostos por restos de meteoros e cristais de gelo. Alguns deles têm o tamanho de uma casa. O primeiro a observar seus anéis foi Galileu Galilei em 1610, porém devido a baixa inclinação de seus anéis e a baixa resolução de seu telescópio lhe fizeram pensar a princípio que se tratava de grandes luas. Christiaan Huygens com melhores meios de observação pode em 1659 visualizar com clareza os anéis. James Clerk Maxwell em 1859 demonstrou matematicamente que os anéis não poderiam ser um único objeto sólido, sendo que deveriam ser um agrupamento de milhões de partículas de menor tamanho. O movimento de rotação em volta do seu eixo demora cerca de 10,5 horas, e cada revolução ao redor do Sol leva 29 anos terrestres.

Para quem não puder comparecer ao evento poderá acompanhar a beleza de saturno a partir de qualquer lugar na frente da tela de seu computador, a observação remota poderá ser acompanhado pelo Telescópio Virtual do Observatório Astronômico Bellatrix através deste link: http://virtualtelescope.bellatrixobservatory.org/sw2012.html


Obs.: Em caso de condições climáticas desfavoráveis não haverá observação.

Comentários

Postagens mais visitadas