HERE COMES THE SUN!

Vivemos em uma sociedade permeada pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), e hoje, o professor se depara com alunos bastante proficientes no uso de ferramentas como computador, internet, salas de bate-papo (chats), sites de relacionamento como o Orkut e o Facebook, embora nem sempre saibamos como tirar proveito desses recursos para melhorar a educação oferecida. Na verdade, as TIC em si não são nem boas nem ruins, tudo depende o uso que delas se faz. Portais educacionais, laptops, softwares educativos, jogos e outros podem contribuir para tornar as aulas mais envolventes e desafiadoras. A ilustração abaixo mostra um laptop do projeto Um Computador por Aluno – UCA, do Ministério da Educação.

O objetivo desse site temático do Portal do Professor do MEC consiste em oferecer ferramentas para melhorar ainda mais o ensino das diversas disciplinas da educação básica, por meio de recursos digitais selecionados relacionados a Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais. O Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, disponibiliza uma vasta gama de aulas, visualizações, experimentos, vídeos, imagens e outros recursos relacionados a Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais. Um site dedicado a esses assuntos no Portal, que reúna esses e outros recursos ajudará educadores, estudantes e demais interessados nas ciências do espaço a embarcar, com o uso das TIC, em uma fascinante viagem por galáxias, sistemas planetários, nebulosas, explosões solares, eclipses e além, rumo a uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e dinâmica.

Nosso site traz materiais em português e inglês, de modo que educadores de diversas partes do mundo possam se beneficiar de nossos materiais. Isso permite que estudantes e professores brasileiros possam também se beneficiar de materiais em língua inglesa, uma vez que estes nem sempre se encontram disponíveis também em português. Aqui, o professor encontrará textos para enriquecer suas aulas, experimentos, vídeos, imagens, sites, dentre outros. Contamos com uma equipe altamente qualificada, os quais alimentam periodicamente este site e servem como mediadores com professores, alunos e demais usuários.

Outra novidade do Ministério da Educação é a Estação de Clima Espacial da NASA (Original: "Space Weather Action Center"). Trata-se de um projeto educacional da NASA voltado para o ensino fundamental e médio que, por seu sucesso em diversos países do mundo, foi traduzido e disponibilizado no Portal do Professor. Tal tradução foi executada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em cooperação com a equipe responsável pela Estação de Clima Espacial no Centro de Voo Espacial NASA Goddard, nos Estados Unidos.

Por meio do projeto Estação de Clima Espacial, o aluno trabalha como se fosse um verdadeiro cientista, acessando em tempo real dados de satélites da NASA. Os estudantes registram e analisam esses dados, produzindo boletins sobre clima espacial. Por meio de recursos de vídeo e softwares específicos, as informações coletadas são compartilhadas com colegas, como se o aluno estivesse em um noticiário de TV! Há uma série de recursos digitais e guias instrucionais para professores e alunos disponíveis no site da Estação de Clima Espacial. Por exemplo, há uma série de vídeos, visualizações, informações sobre o clima espacial, que o aluno pode utilizar para produzir boletins de clima espacial.

Mas nosso site vai para muito além da Estação de Clima Espacial. Conforme vimos anteriormente, nosso objetivo principal consiste em levar até você os diversos recursos digitais sobre Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais disponíveis no Portal do Professor e no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC, e ajudá-lo a utilizar tais recursos de modo a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas.

Leia mais e acesse o links dos materias para download:
http://educacaoespacial.wordpress.com/ 
 
Fonte: Boletim Supernovas visitado em 03 de novembro de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas