Retorno e Ejeção de Massa Coronal

Depois de algum tempo parado, o Blog da Astronomia - Chapecó volta aos poucos sua atividade de divulgação científica na área da Astronomia e ciências afins. Esse tempo sem publicações no Blog justifica-se pelo acumulo de trabalhos da universidades e mesmo o compromisso que assumo junto a Prefeitura Municipal de Chapecó no trabalho que desenvolvo lá, mas recuperaremos o tempo que passou.

As publicações e descobertas na área da Astronomia  estão aumentando e aos pouco podemos perceber nas pessoas um pouco mais de interesse nessa área. Convenhamos que as descobertas científicas e observações realizadas em grandes telescópios ou até mesmo em telescópios amadores encantam nossos olhos.

Nesse momento fico pensando muito em Galileu Galilei. Por ser o primeiro homem a apontar uma luneta para o céu e ver as belezas que existem a acima da nossa atmosfera, muito mais distante do que nosso mente posso imaginar. Os olhos dele sim, brilharam muito mais que os nossos.

Mas as descobertas científicas não param. E a cada vez ficamos fascinados. E tudo que for possível estarei concentrando no Blog as informações de diferentes canais de divulgação científica.


Para marcar o retorno das divulgações. Começamos com essa bela observação de uma grande ejeção de massa coronal do Sol. 

Esta explosão solar foi registrado pelo SOHO (Solar and Heliospheric Observatory - http://sohowww.nascom.nasa.gov/) da NASA.


A velocidade do vento solar medida pelo satélite SOHO é de 335 Km/s. O número de manchas solares informados é de 26 para um fluxo solar de 81.

A imagem acima mostra a coroa solar vista através do coronógrafo de ângulo largo, LASCO C3. Nesta imagem é possível acompanhar os flares solares, acompanhados de ejeções de massa coronal. Estrelas e planetas também podem ser vistos na imagem.

A forte ejeção de massa coronal foi registrada às 9h30 e promete uma nova tempestade geomagnética.

Para quem quiser acompanhar diariamente o Sol, segue o link: http://www.apolo11.com/atividade_solar.php

Grande abraço a todos.


Diego de Bastiani

Comentários

Postagens mais visitadas