Evento internacional reúne cerca de 2 mil astrônomos

Começa hoje no Rio de Janeiro, a XXVII Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU) que deverá reunir cerca de 2 mil astrônomos e estudiosos do assunto até a sexta-feira, dia 14.

A IAU é realizada a cada três anos e é o encontro mais importante da comunidade astronômica mundial. Este ano um dos principais assuntos em questão será a procura da vida fora do sistema solar e a presença de água nos planetas.

"A grande pesquisa será a busca por planetas como a Terra em outras estrelas. Acho que a grande discussão vai ser em torno de água fora do sistema solar, ou mesmo dentro do sistema solar", comentou o astrofísico Carlos Henrique Veiga do Observatório Nacional.

"A gente está percebendo que o planeta está esgotando suas fontes de sobrevivência. A água não vai durar muito. O ar é altamente poluído. E tudo isso pode acabar em uma catástrofe daqui a 200, 300 anos", acrescentou Veiga.

Hoje 80% dos pesquisadores do Departamento de Astronomia do Observatório Nacional estão envolvidos com a meta de encontrar água em outros sistemas solares.

A Assembleia Geral da IAU acontece no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

O Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria municipal de Cultura participam do evento com a exposição de fotografias do concurso "O Céu do Brasil", além da realização de palestras. Uma Olimpíada de Astronomia será realizada paralelamente ao evento no Planetário de Santa Cruz, na zona oeste da cidade.

P
lutão

Para quem não se lembra, há três anos em Praga, Plutão foi rebaixado para a categoria de planeta-anão. A alteração da definição do planeta gerou muita polêmica

A chance de uma reclassificação está descartada, já que a pauta da Assembleia Geral da IAU deste ano, não inclui nenhum tipo de discussão que possa tirar plutão da condição de planeta-anão.


Comentários

Postagens mais visitadas