NAVE CASSINI DESCOBRE INDICAÇÕES DE UM OCEANO EM ENCÉLADO

Cientistas europeus da missão conjunta Cassini da NASA e da ESA detectaram, pela primeira vez, sais de sódio em grãos de gelo do anel E de Saturno, que é principalmente formado por materiais das colunas de vapor de água e grãos de gelo emitidos por Encélado, a lua de Saturno. A detecção de gelo salgado indica que a pequena lua alberga um depósito de água em estado líquido, até talvez mesmo um oceano, sob a sua superfície.

A nave Cassini descobriu as colunas de água-gelo em Encélado em 2005. Essas colunas, emitidas a partir de fraturas junto do seu pólo sul, expelem pequenos grãos de gelo e vapor, alguns deles fugindo da gravidade da lua, preenchendo o anel exterior de Saturno, o chamado de anel E.

O Analisador de Poeira Cósmica da Cassini, conduzido pelo pesquisador principal Ralf Srama, do Instituto Max Planck de Física Nuclear em Heidelberg, na Alemanha, examinou a composição desses grãos e descobriu sal de sódio (ou sal de cozinha) no seu interior.
"Acreditamos que o material salgado no interior profundo de Encélado desapareceu da rocha no fundo de uma camada líquida", disse Frank Postberg, cientista da Cassini para o Analisador de Poeira Cósmica no Instituto Max Planck de Física Nuclear em Heidelberg, na Alemanha. Postberg é o autor principal de um estudo publicado na edição de 25 de Junho de 2009 da revista Nature.

Os cientistas que trabalham no Analisador de Poeira Cósmica concluíram que a água em estado líquido deve estar presente, devido a que é a única forma de dissolver quantidades significativas de minerais passiveis de justificarem os níveis de sal detectados. O processo de sublimação, mecanismo pelo qual o vapor é liberado diretamente do gelo sólido para a crosta, não pode justificar a presença de sal.

A constituição dos grãos do anel E, determinada através das análises químicas de milhares de impactos de partículas a alta velocidade registrados pela Cassini, fornece informações indiretas sobre a composição das colunas e daquilo que está no interior de Encélado. As partículas do anel E são praticamente água-gelo puro, mas em quase todas as análises de composição da poeira realizadas, descobriu-se pelo menos algum teor de sódio no interior das partículas.

"As nossas medições revelam que, para além do sal de cozinha, os grãos contêm também carbonatos, como a soda; ambos os componentes em concentrações que coincidem com a composição prevista para um oceano em Encélado", disse Postberg. "Os carbonatos proporcionam também um valor de PH ligeiramente alcalino. Se a fonte de líquido for um oceano, então isso, em conjunto com o calor medido na superfície junto ao pólo Sul da lua e os compostos orgânicos descobertos no interior das colunas, poderia proporcionar um ambiente ideal em Encélado para a formação dos precursores de vida".

Determinar a natureza e origem das colunas é a prioridade principal da nave Cassini durante a sua viagem prolongada, chamada de Missão Equinócio.

Animação: http://www.esa.int/esaCP/SEMH0X0P0WF_index_1.html


Fonte: www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas