EXPLOSÃO ESTELAR DEIXA MASSIVA PEGADA DE CARBONO

Astrofísicos da Universidade de Warwick no Reino Unido descobriram que uma misteriosa explosão estelar registrada em 2006 pode ter marcado a morte de uma rara estrela rica em carbono.

O estranho objeto conhecido como SCP 06F6 foi observado, em 2006, por uma equipe de pesquisa de supernovas dos Estados Unidos com imagens do telescópio espacial Hubble. A equipe não tinha esclarecido se esse evento aconteceu nas proximidades da nossa galáxia ou nos confins do Universo.

Comparando o espectro óptico do evento com estrelas ricas em carbono na nossa galáxia, a equipe de Warwik concluiu que o evento aconteceu a uma distância de 2 bilhões de anos-luz. A grande distância e o seu súbito aparecimento sugerem que SCP 06F6 pode estar relacionado com o colapso de uma estrela rica em carbono. Se assim for, isso pode marcar o surgimento de um novo tipo de supernova.

As observações nos raios X pelo satélite XMM Newton mostram que o objeto emitiu 100 vezes mais energia nos raios X do que o esperado de uma típica supernova do tipo II. Estima-se que a estrela explosiva se encontrava dentro de uma espessa nuvem de pó, rica em carbono, similar ao ambiente encontrado ao redor de algumas estrelas Wolf-Rayet.

As pesquisas continuam para determinar a verdadeira natureza desse objeto.

Fonte: http://www2.warwick.ac.uk/newsandevents/pressreleases/stellar_explosion_displays -
www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas