ERUPÇÃO GIGANTE REVELA UMA RARA ESTRELA 'MORTA'

A radiação proveniente de uma enorme explosão atingiu a Terra após viajar durante milhares de anos através do espaço. Após detectar essa radiação com os telescópios espaciais da Agência Espacial Européia, ESA, o XMM-Newton e o Integral, os astrônomos descobriram uma estrela morta pertencente a uma rara categoria: os magnetares.

Os raios X da poderosa explosão atingiram a Terra em 22 de Agosto de 2008 e foram detectados por um sensor automático do satélite internacional Swift, num projeto liderado pela NASA. Apenas doze horas depois, o telescópio de raios X XMM-Newton apontou o objeto e começou a coleta de radiação, possibilitando assim o estudo espectral mais detalhado realizado até hoje de como se desvanece o brilho que acompanha a explosão de um magnetar.

Os magnetares são os objetos mais intensamente magnetizados de todo o Universo. O seu campo magnético é 10 bilhões de vezes mais poderosos que o campo da Terra.

Estima-se que este magnetar, conhecido como SGR 0501+4516, está a 15.000 anos-luz de distância. SGR 0501+4516 tinha permanecido oculto até que a explosão o delatou. As explosões dos magnetares acontecem quando a configuração instável do campo magnético faz um buraco na crosta da estrela morta, e a matéria é ejetada como se fosse uma exótica erupção vulcânica.

Essa matéria interfere com o campo magnético, que pode, pela sua vez, mudar a sua configuração e gerar uma erupção de energia ainda maior.


Fonte: www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas