CIENTISTAS CRIAM O PRIMEIRO MODELO ABRANGENTE DE COMPUTADOR DE MANCHAS SOLARES

Dentro das linhas que ajudarão os cientistas a desvendar os mistérios do Sol e seus impactos sobre a Terra, os cientistas criaram o primeiro e único modelo abrangente de computador das manchas solares. As visões resultantes capturadas são de um detalhe científico e de uma extraordinária beleza. Os resultados serão publicados nesta semana na revista Science Express. A pesquisa foi patrocinada pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF).

As simulações de alta resolução das manchas solares abrem o caminho para os cientistas aprenderem mais sobre as misteriosas manchas escuras na superfície do Sol, estudadas, pela primeira vez, por Galileo. As manchas solares estão associadas com ejeções massivas de plasma carregado que podem causar tormentas geomagnéticas e interromper as comunicações e os sistemas de navegação. Elas também estão conectadas com as variações no fluxo solar que podem afetar o clima na Terra e exercer influencia nas características climáticas.

"Entender as complexidades no campo magnético solar é a chave para poder prognosticar 'o clima espacial'," diz Richard Behnke da Divisão de Ciências Atmosféricas da NSF. "Se pudermos fazer um modelo das manchas solares, poderemos fazer uma predição delas e estaremos preparados para melhor afrontar as sérias conseqüências potenciais aqui na Terra dessas violentas tormentas no Sol."


Fonte: www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas