Hawking volta "em alguns dias", diz aluno

O físico britânico Stephen Hawking, 67, está se recuperando bem da infecção que o levou às pressas ao hospital na segunda-feira (20), disse à Folha Ricardo Monteiro, orientando do cientista. "É provável que volte ao trabalho em poucos dias".
Segundo a Universidade de Cambridge, Hawking, que sofre de infecção no peito, está "confortável" no hospital de Addenbrooke, onde permanecia em observação. Sua família espera uma "recuperação total".

Hawking fala com a ajuda de um sintetizador de voz e tem três filhos

Hawking sofre de esclerose lateral amiotrófica (ou doença de Lou Gehrig), doença degenerativa que o mantém em cadeira de rodas e limita seus movimentos. Para se comunicar, ele utiliza um sintetizador de voz.
Ele começou a sofrer de problemas motores desde que tinha cerca de 20 anos, mas isso não impediu que ele se tornasse um dos físicos mais importantes de sua geração, sendo constantemente requisitado para comentar novas descobertas nas áreas de astronomia e física.
Um dos destaques na carreira é o estudo sobre buracos negros (formações espaciais com enorme força gravitacional, tanto que nada, nem mesmo a luz, pode escapar de sua ação).
Autor de livros como "Uma Breve História do Tempo" e "O Universo numa Casca de Noz", o pesquisador trabalha no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge há mais de 30 anos. Ele ocupa o cargo de professor Lucasiano de Matemática, uma cátedra especial da Universidade, criada em 1663. Entre os cientistas que já ocuparam este posto está Isaac Newton.
Em 2007 foi anunciado que Hawking deixaria o cargo em Cambridge, pois a política da universidade é de aposentadoria para os professores que têm este título aos 67 anos. No entanto, Hawking afirmou que pretende continuar trabalhando.


Fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/Astronomynews/messages - www.gea.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas